Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto
Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Coordenadora do NUPEEA - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental/UFSB/Porto Seguro, Chefe do Setor de Educação Ambiental da Assessoria de Sustentabilidade da UFSB. Foi coordenadora na Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DIEAS) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA-BA). É doutora em Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental pelo PROCAM/USP e doutora em Filosofia da Natureza e do Ambiente pela Universidade de Lisboa (UL)/Portugal. A tese defendida possui foco em Educação Ambiental (EA), Política Pública de EA e pensamento filosófico de Espinosa. Tem experiência na área de Educação do ensino superior ao popular, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, potência de ação (Espinosa), comunidades tradicionais, participação comunitária, gestão ambiental e Política Pública. É mestre em Ciência Ambiental, desde 2003, pela Universidade de São Paulo - PROCAM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993).
Diego Márcio Ferreira Casemiro
Graduando em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Multiplicador socioambiental pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitárias em Educação Ambiental (NUPEEA/UFSB). Pesquisador dos grupos de pesquisa em Direitos, Pessoas e Tecnologias (DIRPET/CNPq), Desenvolvimento e Justiça (UFRA/CNPq) e Gênero, Trabalho e Desigualdade integrado ao Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e Administração da Justiça (PRUNART-UFMG). Tem interesse de pesquisa nas áreas do Direito, da Antropologia e da Educação Ambiental, especialmente em: direito e novas tecnologias, direitos humanos e fundamentais, relações sociais na contemporaneidade e meio ambiente.
Erica de Jesus Portugal
Mestranda do Programa de pós Graduação em Biossistemas na Universidade Federal do sul da Bahia - UFSB. Graduação, Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Técnica em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baiano - IF Baiano. Especialista em Educação do Campo. Atuei no CEMAS - Centro Educacional Machado de Assis, como professora de Química e Biologia, para os alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, modalidade bolsista IEL. Fui Professora de Ciências no Colégio Municipal Deputado Oscar Cardoso, município de Nova Viçosa. Bolsista ID da CAPES, no Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Monitora do LICEEI - Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena na UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Fui professora de Ciências na escola Municipal Nair Sambrano Bezerra, Santa Cruz Cabrália - BA, nos anos 2018-2019. Trabalha com assistência técnica rural em assentamentos e acampamentos da reforma agrária e comunidade indígena como voluntária. Atualmente é estudante de mestrado em regime exclusivo.
Gabriela Albuquerque Lucio da Silva
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), onde atuou como aluna bolsita na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP), desenvolvendo projetos com a Associação de Produtores Rurais de Itajubá e Região (APRIR) na área de economia solidária, tecnologia social, agricultura familiar, cooperativismo, associativismo e agroecologia. Em 2017 fez parte de seu estágio no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Parque Nacional da Serra do Cipó. Participou da comissão organizadora do XIV Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) e é integrante da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais UFSB/IFBA. Possui interesse na linha de Ambiente e Sociedade, na temática de Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Educomunicação Socioambiental, Potência de Agir (Espinosa), comunidades tradicionais, conflitos socioambientais e Políticas Públicas.
Girlane Valentim Lopes
Bacharel em Engenharia Ambiental pela UESB. Mestranda em Ciências e Tecnologias Ambientais pela UFSB. Pesquisadora no NUPEEA/UFSB. Membro do GT de Educação Ambiental do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFSB. Coordenadora do GT de Educação Ambiental da Frente Parlamentar de Porto Seguro. Integrante do Projeto Radical no oeste africano pela Junta de Missões Mundiais (2011-2015). Área de pesquisa em Gestão, Política e Manejo Ambiental. Interesse em pesquisas nas áreas de educação socioambiental.
Gustavo Uchôa de Mello Affonso
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFR, Graduado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2011) e Pós-Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente - PNUMA (2015). Em sua pesquisa busca contribuir para o conhecimento e aprimoramento de processos, ações, políticas públicas e metodologias para as Sustentabilidades em Unidades de Conservação, nas atividades de ecoturismo, com foco na educação ambiental, interpretação ambiental e transformação social. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA)/UFSB, diretor de conservação da Associação MOVE e consultor socioambiental, com experiência e interesse na área de conservação, unidades de conservação, turismo sustentável, ecoturismo, turismo de base comunitária, gestão ambiental, populações tradicionais, educação ambiental, sustentabilidades, GIS-SIG e restauração ecológica.
Leandro Fernandes Antonio Santos
Leandro é biólogo e trabalhou em diferentes espaços como na área de consultoria, aquário de visitação e ONG conservacionistas. Tem experiência com ecologia de ecossistemas costeiros e zoologia de invertebrados marinhos. Durante toda a sua trajetória profissional trabalhou com diferentes aspectos dentro da Educação Ambiental. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais - PPGCTA (UFSB/IFBA). Sua dissertação envolve a Educação Ambiental desenvolvida nas Unidades de Conservação sob a perspectiva das políticas públicas e a transição para Sociedades Sustentáveis. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA)/UFSB.
Leticia Botter
Bacharela em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aromaterapeuta e professora de Yoga. Se interessa pela Educação Ambiental Crítica, Educação Diferenciada, comunidades tradicionais, saberes tradicionais, Agroecologia, feminismo e métodos naturais de cuidados com a gestação, parto e puerpério.
Lívia Seymour Galama
Mestra em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)/UFSB-IFBA com a dissertação “Sociedades sustentáveis e educação ambiental na escola indígena pataxó da reserva da jaqueira”. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA)/UFSB. Atualmente é professora do ensino fundamental na Escola Centro Educacional Quatro Estações em Porto Seguro/BA.
Maria Cristina Nascimento Vieira (Tita)
Gestora da APA Estadual de Santo Antônio/BA. Educadora Ambiental da DISUC/INEMA - Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/BA). Uma das coordenadoras do Programa de Formação continuada em Educação Ambiental das APA de Coroa Vermelha e de Santo Antônio/BA, faz parte da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e da Câmara Técnica de Unidades de Conservação e Comitês de Bacias Hidrográficas da CIEA- BA. Foi Uma das organizadoras do VII Fórum Nacional de Educação Ambiental (2012). Foi Diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente DIEAS/SEMA/BA. Presidiu a Câmara de Educação Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. Foi formadora do I do Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” junto a Coordenação Geral de Educação do Ministério de Educação – CGEA/MEC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1982). Especialista em Educação Ambiental pela UnB/Brasília. Pós-graduada em Gestão Pública, Design em Sustentabilidade Socioambiental pelo Gaia Educacion, mestra em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas IPÊ/SP (2015).". Tem experiência na construção de Políticas Públicas da Educação Ambiental, em articulação comunitária de projetos socioambientais e mobilização social.
Marilua Damasceno
Arte Educadora, Bióloga e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências e Tecnologias Ambientais na Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, hoje integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA). Possui experiência em consultoria na área de gestão ambiental voltada para elaboração e articulação de campanhas de Educação Ambiental, atuou durante os anos de 2013 a 2017 na Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo - SEMAT em Altamira - PA na coordenação Setor de Educação Ambiental e projetos no contexto do licenciamento e da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Foi vice presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Altamira além de conselheira da APA Triunfo do Xingu, aprovou enquanto esteve na SEMAT projetos socioambientais em editais do Ministério do Meio Ambiente, no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRSX, no Programa Municípios Verdes e recebeu em 2012 o Prêmio de Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura, por um trabalho de Arte Educação desenvolvido com jovens em uma comunidade ribeirinha chamada de Vila Nova, localizada em Senador José Porfírio - PA. Iniciou a construção do seu caminho profissional no Movimento Ambientalista da Transamazônica e Xingu onde era integrante do Coletivo Educador da TransXingu, através do Projeto Tem Jeito Sim da Fundação Tocaia financiado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Matheus Bezerra de Oliveira
Advogado. Professor de Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Prática Jurídica III da Unime - Campus Itabuna. Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)/UFSB-IFBA com a dissertação “Práticas pedagógicas de educação ambiental na Escola Estadual Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo em Ilhéus-BA”. Membro do Núcleo Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA)/UFSB. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012 - 2017). Estágio no Gabinete da Juíza Titular da 2ª Vara de Família de Ilhéus (04/16 - 12/2017), Estágio na Advocacia Geral da União (01/2015 - 03/2016). Estágio na Fazenda Pública do Município de Ilhéus - Bahia (03/2014 - 09/2014).
Márcia Alves dos Santos
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais UFSB/IFBA. Pós graduada em Gestão pública e Legislação Urbana pela Universidade Cândido Mendes - UCAM do Rio de Janeiro. Graduada em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce. Atualmente é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro, estando lotada na Coordenação de Registros Escolares. Possui experiência na área de Educação, Direito, Administração Pública e Meio Ambiente. Atuou como Professora Presencial no Profuncionário, além de ministrar aulas no Pronatec e Mulheres Mil. Enquanto Servidora do Município de Governador Valadares, atuou em trabalhos de divulgação/implantação da coleta seletiva municipal, além de auxiliar a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva - ASCANAVI.
Sarah Leite Gomes
Mestra em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA)/UFSB-IFBA (2019). Especialista Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho e Saúde do Trabalhador pela UNIGRAD (2011). Bacharel em Enfermagem na cidade de Vitória da Conquista pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Experiência na docência de ensino superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (2011-2015) e participante no grupo de pesquisas Operacionais em Saúde Mental no município pela Prefeitura (2011-2013). Integrante do grupo de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - BA (IFBA - Eunápolis) onde foi docente do Curso Técnico em Enfermagem (2015-2017) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental-NUPEEA / UFSB. Gestora dos Programas de Saúde da Mulher - Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália (2018).
COLABORADORES
Alamo Pimentel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), especialização em Antropologia pela Universidade Federal de Alagoas (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui pós-doutorado em sociologia do conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi professor da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2003 e 2013, atuou no I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015 e atualmente é Titular da Universidade Federal do Sul da Bahia. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade Educação e Universidade (SEU).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação, escola e convivência social. Atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação em Estado de Sociedade do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da UFSB entre o mês de agosto do ano de 2020 e o mês de maio de 2021.
Angela Maria Graça
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2008), Mestre em Antropologia pela pela Universidade Federal Fluminense (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2002) e graduação em História - Licenciatura - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Foi Professora Adjunta no Programa de Antropologia e Arqueologia - Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente é Professora Associada I, Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, no Campus Sosigenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Cultura Popular e práticas e representações sociais sobre Consumo de Bebidas Alcoólicas, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, maneiras de beber, sociabilidade, códigos morais, mudança social, alcoolismo e exclusão social.
Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes
Possui graduação em Oceanologia pela então Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG, conclusão em 1997), mestrado em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico (IO-USP, conclusão em 2001) e doutorado em Marine Sciences pela University of Plymouth (Reino Unido, conclusão em 2005). É Professor Associado IV e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS). Também atua no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (campus Sosígenes Costa) e no Centro de Formação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (Mestrado associativo entre UFSB e IFBA Porto Seguro). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em processos estuarinos e costeiros. Também tem interesse em temas relacionados à interdisciplinaridade, gestão de recursos hídricos, sustentabilidade e extensão universitária. Membro do corpo editorial da Marine Geoscience (seção da Frontiers in Earth Science).
Marcos Sorrentino
Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutorados: no Departamento de Psicologia Social da USP (1999); no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010) e na Universidade da Coruña/Galícia/Espanha (2018). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Em 1988 ingressou no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordenou o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) até 2020. Neste mesmo departamento foi professor associado (livre-docente) de 2011 a 2019 e desde então é professor aposentado sênior. É professor visitante da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia desde agosto de 2021.
Miriam Conceição da Silva
Bacharela em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2019). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sossígenes Costa. Membro do Grupo de Pesquisa INICIÊNCIAS (UFSC) e integrante do grupo OCA da Ciência na Escola. Os interesses de pesquisa versam sobre Relações Étnicos- Raciais, Ensino e decolonialidade. Atualmente é presidente do Instituto Sociocultural Brasil Chama África (ISBCA).