Em 6 de abril de 2019, integrantes do NUPEEA, conduzidos pelo Prof. Dr. Álamo Pimentel, realizaram, junto à turma de Universidade e Contexto Planetário do Colégio Universitário de Santa Cruz Cabrália, uma manhã calorosa de pesquisas com a comunidade de Santo André.
A visita teve como objetivo o resgate de memórias da comunidade de Santo André para adaptação e exposição dos dados coletados em evento designado no espaço da Vila Criativa, projeto do Instituto Sociocultural Brasil Chama África.
O resgate de memórias, com orientação experiente de Álamo Pimentel, frutificou informações acerca da história das pessoas e do lugar. Ouvindo desde os moradores mais antigos, até outros mais novos.
Algumas das abordagens memoriais referiam-se às questões socioambientais importantes à comunidade de Santo André, à exemplo, a proibição da caça de tartarugas. Atividade antes muito praticada pelos moradores nativos do vilarejo e adjacências.
É importante destacar o papel de uma Educação Ambiental presente nas atividades de pesquisas que trabalhem questões socioambientais. Por elas possuírem teor sensível às questões pertinentes à criticidade e reflexão analítica de mundo.
Nessa perspectiva, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental se fará presente para instrumentalizar novas abordagens de se ler e ver um mundo, seja na atividade pesquisadora ou na atividade cidadã.
Comments